Coleção
Fabio Szwarcwald (2017-2019)
Item
[Fotografias do ciclo de debates: Mesa 4 – Marginalização e criminalização do popular]
Metadados
Título
[Fotografias do ciclo de debates: Mesa 4 – Marginalização e criminalização do popular]
Descrição
Mesa inspirada pela denúncia contida no trabalho dos artistas da exposição, que se dedicaram a abordar as desigualdades sociais. Olhar para este tema, a partir da “arte naïf” enseja a necessidade de refletirmos sobre as atuais ofensas aos terreiros de candomblé, para a criminalização de movimentos populares e comunitários, para o rechaço à expressões como o funk. Como se dá esse processo de marginalização e criminalização de expressões e práticas populares? Como que o preconceito e a ignorância vem sendo o motor para a violação dos direitos culturais e humanos de determinados grupos sociais. Fotografias de Coletivo Clap.
Número de Registro
BREAVFS-0218
Fundo
Data
julho 3, 2019
Data e Local
Rio de Janeiro, Brasil
Suporte
Setor / Local
Espécie Documental
Curador / Organizador
Curadoria: Ulisses Carrilho.
Participantes
DEBATEDORES: Debatedores: Flavia da Silva Pinto (Ministra Religiosa de Umbanda da Casa do Perdão e mestranda em Sociologia Política – IUPERJ), Thainã de Medeiros (Museólogo e Jornalista, Ativista Co-Fundador Coletivo Papo Reto. Museólogo e Liderança no Coletivo Papo Reto) e Dennis Novaes (Doutorando do PPGAS – Museu Nacional) MEDIAÇÃO: Gleyce Kelly Heitor (Coordenadora de Ensino do Parque Lage)
Gênero
Formato_
Forma
Original
Cromia
Apoio / Realização
Realização: EAV Parque Lage, AMEAV, Parque nacional da Tijuca, ICMBio,, Governo do Estado do Rio de Janeiro – Secretaria de Cultura e Economia Criativa Apoio Cultural: Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil, Tintas Sherwin Williams, BMA Advogados, Iphan. Patrocínio: Furnas, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Governo federal Lei de Incentivo à Cultura, que financiou o plano anual de atividades em 2019, via Lei Rouanet.
gestao
Fabio Szwarcwald
Usuário
memoria lage