[Fotografias do ciclo de debates: Mesa 2 – Por que as escolas de artes existem]
Documentos
BREAVFS-0216
Com essa pergunta vamos dialogar sobre a importância da formação em artes. Nos interessa ponderar que, se por um lado as escolas de arte são importantes, por outro podem segregar produções que se estabelecem fora dos circuitos legitimados como formadores. Tomaremos como exemplo o fato de muitos artistas presentes na exposição terem sido alijados de processos de escolarização. Quais artistas escolheram não se formar em escolas e quais aqueles que não tiveram condições para tal experiência? Como as escolas de arte pensam seus processos de acesso e de exclusão?
Fotografias de Coletivo Clap.
[Fotografias do ciclo de debates: Mesa 2 – Por que as escolas de artes existem]
Descrição
Com essa pergunta vamos dialogar sobre a importância da formação em artes. Nos interessa ponderar que, se por um lado as escolas de arte são importantes, por outro podem segregar produções que se estabelecem fora dos circuitos legitimados como formadores. Tomaremos como exemplo o fato de muitos artistas presentes na exposição terem sido alijados de processos de escolarização. Quais artistas escolheram não se formar em escolas e quais aqueles que não tiveram condições para tal experiência? Como as escolas de arte pensam seus processos de acesso e de exclusão?
Fotografias de Coletivo Clap.
DEBATEDORES: Luiz Guilherme Vergara (Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes – UFF), Livia Flores (Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes – UFRJ) e Mauricio Barros de Castro (Programa de Pós-Graduação em Artes – UERJ).
MEDIAÇÃO: Ana Chaves Melo (Faculdade de Educação – UFRJ)
Realização: EAV Parque Lage, AMEAV, Parque nacional da Tijuca, ICMBio,, Governo do Estado do Rio de Janeiro – Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Apoio Cultural: Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil, Tintas Sherwin Williams, BMA Advogados, Iphan.
Patrocínio: Furnas, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Governo federal
Lei de Incentivo à Cultura, que financiou o plano anual de atividades em 2019, via Lei Rouanet.
Biografia
Mesas-redondas destinadas a estudantes, pesquisadores, artistas, curadores, professores e demais interessados em arte e cultura, que desejem, com base na exposição “Arte Naïf: Nenhum Museu a Menos”, refletir e problematizar os processos de formação e autoformação de artistas, dialogando sobre legitimação do artista, bem como sobre as exclusões e preconceitos subjacentes a algumas categorias de arte.