Coleção
Fabio Szwarcwald (2017-2019)
Item
[Fotografias do quarto encontro do projeto ‘Hospedando Eco-sensorial’]
Documentos
-
BREAVFS-0270
Durante dez dias a Biblioteca estará ocupada pelo projeto “Biblioteca Estufa: por uma ecologia da empatia” das artistas Mariana Guimarães e Simone Moraes. As artistas construirão um diálogo íntimo entre as mulheres escritoras presentes no acervo da biblioteca e espécies de flores da Mata Atlântica, nativas e exóticas, aqui nomeadas como infiltradas. Pretende-se coletar, catalogar e inventariar percepções dos encontros vividos com os livros e as plantas, criando pequenas instalações na Biblioteca, criando novas paisagens através do plantio de mudas, ausculta das seivas das árvores, extração de pigmentos das espécies, bordado, germinação de palavras, construção de micro estufas e diálogo incessante entre livros, plantas, fios e público em geral. SEX . 18 OUT . 14:00 – 18:00 Inventariação de livros escritos por mulheres na Biblioteca com grupo de voluntários. SÁB . 26 OUT . 10:00 – 13:00 Café de manhã na varanda e apresentação final com as artistas e convidada artista/curadora Karlla Girotto, com distribuição das plantas, bombas de sementes e um sessão especial de auscultar as árvores.
Metadados
Título
[Fotografias do quarto encontro do projeto 'Hospedando Eco-sensorial']
Descrição
Durante dez dias a Biblioteca estará ocupada pelo projeto “Biblioteca Estufa: por uma ecologia da empatia” das artistas Mariana Guimarães e Simone Moraes. As artistas construirão um diálogo íntimo entre as mulheres escritoras presentes no acervo da biblioteca e espécies de flores da Mata Atlântica, nativas e exóticas, aqui nomeadas como infiltradas. Pretende-se coletar, catalogar e inventariar percepções dos encontros vividos com os livros e as plantas, criando pequenas instalações na Biblioteca, criando novas paisagens através do plantio de mudas, ausculta das seivas das árvores, extração de pigmentos das espécies, bordado, germinação de palavras, construção de micro estufas e diálogo incessante entre livros, plantas, fios e público em geral.
SEX . 18 OUT . 14:00 – 18:00
Inventariação de livros escritos por mulheres na Biblioteca com grupo de voluntários.
SÁB . 26 OUT . 10:00 – 13:00
Café de manhã na varanda e apresentação final com as artistas e convidada artista/curadora Karlla Girotto, com distribuição das plantas, bombas de sementes e um sessão especial de auscultar as árvores.
Número de Registro
BREAVFS-0270
Série / Subsérie
Fundo
Data
outubro 26, 2019
Data e Local
Rio de Janeiro, Brasil.
Suporte
Setor / Local
Espécie Documental
Curador / Organizador
Curadoria: Tanja Baudoin.
Participantes
Mariana Guimarães, Simone Moraes, Karlla Girotto.
Gênero
Formato
Forma
Original
Cromia
Crédito
Fotos: Gabi Carrera.
Apoio / Realização
Ameav, Furnas.
Biografia
Hospedando Eco-Sensorial é um projeto que se desenvolve a partir de uma exposição feita na EAV Parque Lage em 1992. Neste ano, ocorre no Rio de Janeiro a grande Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, a ECO-92, reunindo líderes mundiais para debater os problemas ambientais mundiais. Foi também um importante ponto de encontro para organizações sociais, incluindo o movimento de mulheres e grupos indígenas, alguns dos quais se estabeleceram no Rio naquela época. Foi logo após a ECO-92 que um grupo de artistas criou a exposição “Eco-Sensorial – extrativismo urbano” na EAV Parque Lage. Os artistas da exposição entendiam a cidade e o ambiente natural como indissoluvelmente ligados, e se aproximavam da paisagem urbana com uma reserva generosa de como colher inspiração para fazer suas obras de arte. Com suas “equipes extrativistas” e “arrastões sensoriais”, eles acumularam uma coleção crescente de matérias-primas da cidade e da ECO-92, que foram processadas para a exposição e, como tal, ressignificaram práticas de exploração ambiental com novos significados artísticos. O atual projeto de pesquisa “Hospedando Eco-Sensorial” se desenvolve a partir de seus esforços e vocabulário para ver como os artistas e praticantes culturais estão reagindo ao ambiente natural e urbano 27 anos depois do projeto original. Com uma pequena exposição na Biblioteca e encontros regulares, estamos explorando narrativas e visões do mundo que se desenvolveram em paralelo às hegemônicas, num momento em que as questões ecológicas são ainda mais urgentes. Durante o “Hospedando Eco-Sensorial”, a Biblioteca da EAV Parque Lage funciona como uma “usina de relacionamentos de elementos sensoriais”, dentro da qual se juntam contribuições artísticas de Claudia Ferreira (CACES), Luiza Crosman, Mariana Guimarães e Simone Moraes, Norberto José Martinez, Pedro Victor Brandão, Sophia Pinheiro e outros convidados. A exposição original “Eco-Sensorial – extrativismo urbano” (1992) envolveu os artistas artistas Alex Hamburger, Alexandre Dacosta, Clara Cavendish, João Grijó, João Modé, Jorge Barrão, Lucília de Assis, Márcia X Pinheiro, Marcio Doctors, Marcos Bonisson, Milton Machado, Paulo Paes, Ricardo Basbaum, Ricardo Sepúlveda, e Rosângela Rennó. Hospedando Eco-Sensorial é a segunda edição do projeto “Hospedando”, que semestralmente concentra uma pesquisa histórica de um nome ou evento ligado a escola.
gestao
Fabio Szwarcwald
Usuário
memoria lage