Descrição
O segundo encontro do “Hospedando Eco-Sensorial” será uma roda de conversa com Emília Maria de Souza e Emerson de Souza do bairro do Horto; e Sandra Maria Teixeira da Vila Autódromo, para falar sobre o cuidado e a dedicação que eles trazem ao seu entorno e suas experiências de viver em bairros onde os moradores estão em luta constante pela manutenção da moradia. Os três convidados atuam sobre o que seus bairros precisam para florescer e reconhecem seu status como museus vivos.
O Horto é um bairro de vilas ao virar da esquina da EAV Parque Lage. Foi originalmente construído para as famílias dos trabalhadores do Jardim Botânico e de uma fábrica têxtil próxima. Horto está localizada entre o jardim botânico e a floresta e sempre esteve um lugar de vivência na natureza.
A Vila Autódromo é um bairro em Jacarepaguá que sofreu grandes remoções na preparação para as Olimpíadas de 2016, e agora está cercado por estacionamentos de concreto e arranha-céus. Uma das principais prioridades é plantar árvores para tornar a área mais verde novamente.
Essa noite também serão exibidos dois curtas-metragens: uma prévia do filme “Flux-Cities: Horto, Rio de Janeiro, Brazil” da artista so-Jin Chun; e um curta-metragem da série “Caminhar ao redor, e caminhar para longe” (2019) de Cristina Ribas, Lucas Sargentelli e Sol Archer.