[Fotografias da atividade “Costurar imagens e floresta”, Descolônia, Parquinho Lage, com Professoras: Daniela Seixas e Deise Alcântara]
Documentos
pdf-BREAVSEC-0018
O curso propõe investigações e criações a partir da experimentação de narrativas e materiais do lugar que nos cerca. Ao explorar ideias, materiais, linguagens e suportes, as crianças construirão suas narrativas e imaginários com os elementos da floresta e outras ações. Seus inventos vão se transformando ao longo da semana, gerando possibilidades outras no fazer e no perceber através do costurar, tecer, pintar, amarrar, plantar, desenhar e tramar imagens e histórias.
[Fotografias da atividade “Costurar imagens e floresta”, Descolônia, Parquinho Lage, com Professoras: Daniela Seixas e Deise Alcântara]
Descrição
O curso propõe investigações e criações a partir da experimentação de narrativas e materiais do lugar que nos cerca. Ao explorar ideias, materiais, linguagens e suportes, as crianças construirão suas narrativas e imaginários com os elementos da floresta e outras ações. Seus inventos vão se transformando ao longo da semana, gerando possibilidades outras no fazer e no perceber através do costurar, tecer, pintar, amarrar, plantar, desenhar e tramar imagens e histórias.
Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, AMEAV, EAV
Biografia
Em janeiro e julho o parquinho lage propõe uma programação de férias com experiências artísticas em meio à escola de arte, no tradicional palacete, expandindo a escola para a floresta. Realiza atividades lúdicas em torno de práticas artísticas contemporâneas e de matrizes tradicionais de conhecimento. Em vez de apresentar o mundo e como ele funciona, convidamos as crianças a imaginá-lo, a realizarem o mundo que sonham. O uso do nome Descolônia foi uma maneira de repensar formas de realizar colônias de férias e aproximar as crianças da nossa forma de trabalhar, que suscita mais perguntas que respostas. Propomos questionar a forma como a estrutura colonial molda as noções daquilo que é cultura, arte e, principalmente, daquilo que é conhecimento. Entendemos que o compromisso de uma escola é também fugir dos lugares seguros, questionar. Nesta edição perguntamos: o que é movimento? Imagem, som, gesto, dança, brincar, caminhar, pensar, transformar, imaginar…
gestao
Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa