Documentos
-
BREAVYM-0095 – O pintor – PV Dias – Hábito – HabitanteBaixar
"O pintor" Intervenção através de realidade aumentada 2021 Aplicação desenvolvida especialmente para a exposição "Hábito- Habitante" e disponibilizada como filtro de Instagram.
Metadados
Título
O pintor - PV Dias - Hábito - Habitante
Descrição
"O pintor"
Intervenção através de realidade aumentada
2021
Aplicação desenvolvida especialmente para a exposição "Hábito- Habitante" e disponibilizada como filtro de Instagram.
Número de Registro
BREAVYM-0095
Série / Subsérie
Fundo
Data
maio 1, 2021
Data e Local
01/05 a 28/06 de 2021, Rio de Janeiro, Brasil.
Suporte
Setor / Local
EAV | Ensino | Exposição | exposições
Espécie Documental
Curador / Organizador
Curador de Ensino e Programas Públicos: Ulisses Carrilho
Participantes
PV Dias
Palavras-chave
Exposição | Exposição online | Filtro | Hábito - Habitante | Instagram
Gênero
Formato
jpg
Catalogado - Inventariado
Cromia
Arquivos Relacionados
Crédito
Artista: PV Dias / Apoio Técnico: Estudio SupLab, por Guilherme Durão e Thiago Leal.
Outras Inscrições
Outras Inscrições Sobre o artista: Artista paranaense, vive entre Rio de Janeiro e Belém. Comunicólogo, pela Universisade de Amazônia e mestrando em Ciencias Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Participou do programa de formação na EAV Parque Lage, no ano de 2019. Sua pesquisa pensa na estruturação das imagens de um território e em possíveis rasuras nessa configuração. Junto a essa frente, inicia-se também um trabalho sobre intervenções em violências coloniais dos lugares por onde o artista percorre capitando registros, lugares que se dividem entre Amazônia e o sudeste do Brasil.
Apoio / Realização
Apoio/Realização: AMEAV/Escola de Artes Visuais do Parque Lage - Patrocínio: Instituto Cultural Vale
Biografia
SOBRE A EXPOSIÇÃO: Pensada como um espaço de transmissão, esta exposição posiciona-se a favor do distanciamento social – mas radicalmente contra a solidão. Este projeto é aberto ao público num dia de manifestação, no qual tradicionalmente reivindicamos direitos: 1º de maio, o Dia do Trabalhador. A mostra pretende atuar como um convite à imaginação coletiva: do cubo branco ao fundo infinito, como expandir e renegociar nossa própria ideia de coletividade? Pode a arte furar as impossibilidades do momento e ainda assim existir e se difundir como um elemento disruptivo? A partir de um histórico regime de distâncias – físicas e simbólicas – como exercitar a proximidade e a intimidade? Como dar espessura a um corpo coletivo quando nossas estratégias conhecidas mostram-se impossíveis? Como festejar a relação, gozar do encontro? Como entrar em contato sem o prazer do toque? Urge renovar nossos pactos sociais, nosso compromisso com o coletivo. Não podemos ser coniventes com o desejo feito mercadoria, com o consumo de nossos corpos e identidades. É preciso desconfiar das imagens e compreender que a vigilância aos nossos corpos é uma realidade que se atualiza historicamente. Projeto pensado para acompanhar a UIA 2021 RIO | 27º Congresso Mundial de Arquitetos, a Escola de Artes Visuais do Parque Lage apresenta uma mostra que investiga como o cotidiano dos espaços molda, reconfigura, transforma, domestica, adestra, manipula, dá forma a seus habitantes. As ideias de repetição, hábito e distância, radicalmente reorientados pela pandemia que alterou a ordem social, serão postas em diálogo a partir de projetos levados a cabo por artistas e coletivos por meio de projetos históricos e investidas contemporâneas. O nome desta mostra parte de uma pesquisa da artista Martha Araújo (Maceió, 1943), que estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Na década de 1980, quando o Brasil libera-se da Ditadura Militar, o trabalho de Martha Araújo se concentra nos limites do corpo – compreendido aqui em seu sentido físico e também em suas conotações metafóricas e poéticas –, convidado a interagir publicamente. Repressão e liberdade são vetores importantes para uma artista que orienta o corpo do indivíduo na direção de um corpo coletivo. A artista aborda em sua poética um corpo falho, pleno de vazios e impossibilidades – questões radicais a serem reelaboradas em tempos urgentes.
Quantidade e Dimensões
1
Data Aproximada
01/05/2021 a 28/06/2021.
Audiovisual - Iconográfico - Novo
Iconográfico
Usuário
memoria lage