Coleção
Yole Mendonça (2020 - 2022)
Item
Jornadas de Outubro – “Ocupação artística: A energia das crianças”, com Bernardo Magina
Documentos
-
jornadas de outubro 2020
Desde 2016 as Jornadas de Outubro têm início no dia 27 de setembro, festejando o Dia de São Cosme e São Damião, seguindo até o final de outubro. Esse ano, comemoraremos os dois santos encerrando as Jornadas de Outubro no dia 31 conversando com o artista Dalton Paula, e no dia 12 de outubro, Dia das Crianças, realizaremos uma ocupação do palacete onde se encontra a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, feita pelo artista e professor da Escola Bernardo Magina. O trabalho de Magina é um desdobramento das tradições populares nas quais sua família também se inclui: seu tio nasceu gravemente doente, e sua avó prometeu aos santos médicos ofertar doces às crianças na data de sua festa, 27 de setembro, em caso de cura. Assim foi, até o fim da vida de Vó Isabel. Essa prática ganhou a adesão e a colaboração de todos que a testemunharam, independente de religião, o que possibilitava a distribuição anual de cerca de 2.000 sacos de doces.
Metadados
Título
Jornadas de Outubro - "Ocupação artística: A energia das crianças", com Bernardo Magina
Descrição
Desde 2016 as Jornadas de Outubro têm início no dia 27 de setembro, festejando o Dia de São Cosme e São Damião, seguindo até o final de outubro. Esse ano, comemoraremos os dois santos encerrando as Jornadas de Outubro no dia 31 conversando com o artista Dalton Paula, e no dia 12 de outubro, Dia das Crianças, realizaremos uma ocupação do palacete onde se encontra a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, feita pelo artista e professor da Escola Bernardo Magina.
O trabalho de Magina é um desdobramento das tradições populares nas quais sua família também se inclui: seu tio nasceu gravemente doente, e sua avó prometeu aos santos médicos ofertar doces às crianças na data de sua festa, 27 de setembro, em caso de cura. Assim foi, até o fim da vida de Vó Isabel. Essa prática ganhou a adesão e a colaboração de todos que a testemunharam, independente de religião, o que possibilitava a distribuição anual de cerca de 2.000 sacos de doces.
Número de Registro
BREAVYM-0077
Série / Subsérie
Fundo
Data e Local
12/10/2020, Rio de Janeiro, Brasil
Suporte
Setor / Local
Espécie Documental
Curador / Organizador
Coordenação: Luana Vieira.
Participantes
Professor: Bernardo Magina
Gênero
Idioma
Catalogado - Inventariado
Formato2
Cromia
Crédito
Fotografia: Renan Lima
Observações
Na segunda foto estão presente o curador da EAV, Ulisses Carrilho e a diretora da EAV Yole Mendonça juntamente com o professor Bernardo Magina.
Apoio / Realização
Ameav, Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretária de cultura e economia criativa.
Biografia
Bernardo Magina – Artista e eventualmente curador. Nasceu em 1989, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha. Mestre em Arte e Cultura Contemporânea pelo PPGARTES/ UERJ. Foi assistente de atelier de Orlando Mollica e, posteriormente, lecionou junto ao mestre no curso de Desenho Contemporâneo na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Na mesma escola, foi aluno de Evany Cardoso, Gianguido Bonfanti, Suzana Queiroga, João Goldberg, Marcelo Campos e foi monitor nos workshops de cor de José Maria Dias da Cruz. Participa de exposições e pelo Studio Travellero realiza instalações, além das pinturas murais nas ruas.
Usuário
memoria lage